Worshop: Música BRASILEIRA

Seção Ritmica e Interpretação Melódica

Workshop interativo para todos instrumentistas (incluindo contores/as) 

com alguma proficiência musical,  onde o participante terá a experiência de se aprofundar mais nos diversos estilos musicais brasileiros e entender também o paralelo com a linguagem jazzística.

Tem  intuito de familiarizar o músico erudito com a leitura e interpretação adequada da música do nosso pais diminuindo assim a distância entre o ‘popular’ e ‘erudito’.

Não como foco principal mas como material de apoio. serão utilizados os métodos de rítmica de meus ex-professores José Eduardo Gramani (UNICAMP) e Erich Bachträgl (Áustria).

– apresentação de exemplos musicais de uma vasta variedade de ritmos do nordeste brasileiro como  Frevo, Ijexá,  Maracatu,  Coco,  Baião,  Ciranda, etc. elucidando a similaridade e o parentesco entre eles, bem como a apresentação de diferentes formas de Samba (em 3/4 e 7/8)

– prática em conjunto de alguns ritmos utilizando palmas e pés 

– interação e ‘suingue’ em uma secção rítmica jazzística ou brasileira entendendo os motivos rítmicos dos estilos trabalhados

– interpretação melódica nos diferentes estilos

– breve apanhado histórico de alguns estilos  

– com o auxilio de um instrumento secundário (percussão p.ex.) o aluno terá a experiência de sentir o entrelace das diferentes células rítmicas em alguns estilos brasileiros e afro-cubanos 

Na sua versão diferenciada para o exterior, durante o longo período vivendo fora do Brasil (BRAZILIAN MUSIC RHYTHM SECTION APPROACH and MELODIC INTERPRETATION), esse workshop foi apresentado na Codarts – Rotterdam Music Conservatorium (Holland) ESMUC (Escuela Superior de Musica – Barcelona), Felix Mendehlson Musikhochschule – Leipzig (Alemanha), Taller de Musics (Barcelona), Institut Musik Daya Jakarta (Indonesia), Bird’s Eye (Basel, Suiça), Dynamo Jazz Schule (Zurique, Suiça), Wagner College em Staten Island (NewYork), Summer Clinics na Escola de Música de Belluno (Itália), Accademia Romana di Musica (Roma, Itália); Escola de Musica de Bellaterra (Espanha), EMU La Plata (2009), EMBA (Buenos Aires 2010) entre outras.